20 de janeiro de 2014

James Rodríguez

James David Rodríguez Rubio nasceu no dia 12 de Julho de 1991 em Cúcuta na Colômbia.
Foi na cidade de Ibagué , do estado de Tolima, que James passou quase toda a sua infância. Com apenas 5 anos entrou para a Academia Tolimense, um pequeno clube local onde começou desde muito cedo a ser a principal estrela da equipa. Em 2004, no torneio Pony Fútbol, não só foi o melhor marcador da prova, com 9 golos, como foi ele que decidiu a partida a favor da sua equipa na final, ao provocar um auto-golo e ao apontar um canto directo. Tudo isto com apenas 12 anos. No ano seguinte foi contratado pelo Envigado F.C., clube da cidade de Medellín, onde continuou a sua formação e onde se estreou na equipa sénior no ano de 2007. Em 2008 transferiu-se para o C.A. Banfield da Argentina, passou assim a ser o mais jovem jogador estrangeiro a disputar uma partida no campeonato argentino e também o mais jovem estrangeiro a apontar um golo naquele país. Em 2009 continuou a ser uma das figuras do clube argentino e venceu o Torneo Apertura. Por essa altura já era um jogador bastante pretendido pelos grandes clubes da Europa.
No início da temporada de 2010/11 ingressou no Futebol clube do Porto.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 16 de Outubro de 2010 no Estádio do Dragão onde os portistas receberam e venceram o A.D. Limianos por 4-1, num jogo a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal de 2010/11.
Na Europa veio encontrar um futebol diferente daquele que estava habituado a jogar, mas isso não o assustou e depressa começou a conquistar o seu espaço na formação titular dos Dragões.
Vestiu a camisola azul e branca durante 3 temporadas, nas quais sempre se sagrou Campeão Nacional. Venceu por 3 vezes a Supertaça Cândido de Oliveira. Conquistou a Taça de Portugal na época de 2010/11 onde foi o autor de 3 dos 6 golos da vitória portista na Final e venceu ainda a Liga Europa.
Ao serviço do F.C. Porto, James conquistou 8 títulos, disputou 107 jogos oficiais e marcou 32 golos.
Na temporada de 2013/14 transferiu-se para o A.S. Mónaco. Já em 2014/15 rumou a Espanha para ingressar no Real Madrid C.F.. No clube espanhol conquistou dois Mundiais de Clubes, duas Ligas dos Campeões, também por duas vezes a Supertaça Europeia e um campeonato espanhol. Em 2017/18 seguiu por empréstimo para o F.C. Bayern Munique. Jogou durante duas épocas no clube bávaro, tendo-se sagrado Campeão da Alemanha nessas duas temporadas e ainda conquistou a Taça da Alemanha em 2018/19. Na temporada de 2019/20 regressou a Espanha e ajudou o clube madrileno a vencer a Supertaça espanhola e o campeonato de Espanha dessa mesma época. No inicio da temporada de 2020/21 viajou para Inglaterra para jogar no Everton F.C.. Em 2021/22, transferiu-se para o Al-Rayyan S.C. do Catar.
James já representou a Selecção da Colômbia por diversas vezes. Esteve presente no Campeonato do Mundo de 2014, onde foi o melhor marcador e também marcou presença no Campeonato do Mundo de 2018, jogou ainda na Copa América de 2015, 2016 e 2019.

Palmarés
2 Mundial de Clubes
2 Liga dos Campeões
1 Liga Europa
2 Supertaça Europeia
3 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Campeonatos da Alemanha
2 Campeonatos de Espanha
1 Torneio Apertura (Argentina)
1 Taça de Portugal
1 Taça da Alemanha
3 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Supertaça de Espanha

3 comentários:

Anónimo disse...

Sobre este nem vale a pena acrescentar mais, apenas basta dizer que deixou saudades e continua a ser uma recordação presente. Um ídolo dos tempos modernos e ainda bem vivos na nossa memória.

dragao vila pouca disse...

A pasta manda e o principado também. Acho que vai ficar aquém do que o seu talento perspectivava, mas muito rico.

Abraço

Tiago Ferreira disse...

Um jogador jovem, mas já com um palmarés de fazer inveja... Só é realmente de lamentar a opção pelo Mónaco para prosseguir carreira, penso que teria potencial para jogar num chelsea ou real madrid...