18 de maio de 2015

Ângelo Sarmento

Ângelo Maria Bastos Rodrigues Sarmento nasceu no dia 1 de Fevereiro de 1934 em Cedofeita na cidade do Porto.
Era ainda criança quando entrou para as escolas de formação do Futebol Clube do Porto, onde teve sempre a companhia do seu irmão Albano.
Na temporada de 1952/53 e já como júnior, ajudou o F.C. Porto a conquistar pela primeira vez na história do clube, o Campeonato Nacional de Juniores.
Em 1954/55 já fez parte do plantel principal portista, tendo participado em 4 partidas e marcado 1 golo.
A sua estreia com a camisola dos Dragões aconteceu no dia 26 de Setembro de 1954 no Estádio Nacional do Jamor onde o F.C. Porto defrontou o Sporting C.P. numa partida a contar para a 3ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1954/55.
Na temporada seguinte apenas disputou 2 jogos, ambos a contar para a Taça de Portugal. Foram as partidas dos dezasseis avos de final contra o Portimonense S.C. que os portistas venceram por 13-1 e nos oitavos de final em que os Dragões derrotaram a Académica de Coimbra por 2-1. Dessa forma teve influência para a conquista da Taça de Portugal, ao que juntou a vitória no Campeonato Nacional, apesar de não ter sido utilizado em algum dos jogos.
Em 1956/57 contabilizou um total de 15 partidas disputadas e a conquista da Taça Associação de Futebol do Porto.
Na época de 1957/58 voltou a repetir a vitória na Taça Associação de Futebol do Porto e voltou a vencer a Taça de Portugal ao derrotar o S.L. Benfica no Estádio do Jamor por 1-0, numa partida em que foi titular ao lado do seu irmão Albano Sarmento.
Em 1958/59 voltou a sagrar-se Campeão Nacional, naquela que foi a sua última temporada ao serviço do F.C. Porto.

Palmarés
2 Campeonatos Nacionais 1ª Divisão (Portugal)
2 Taças de Portugal
2 Taças Associação de Futebol do Porto

1 comentário:

Anónimo disse...

O Ângelo Sarmento era meu tio, casado com uma irmã da minha mãe, resta acrescentar que faleceu no dia 1 de abril de 1995 e está sepultado em jazigo de família no Cemitério de Agramonte

(Maria Vieira)